Pitadas Gastronômicas

SOBRE A GASTRONOMIA

 

     Estou indo para o segundo período do meu curso de Gastronomia, desde que vesti a dólmã vi que minha responsabilidade e interesse pelo assunto só aumentou. Ainda não encontrei o que realmente gosto de cozinhar, nem qual a melhor forma de faze-lo, mas já compreendi que a gastronomia é uma arte que se modifica juntamente com a evolução dos seres humanos e com as transformações da sociedade.

chefs doing kitchen preparation and service

     Atualmente o que percebo é um cuidado, um estudo cada vez mais aprofundado na elaboração, criação e apresentação de pratos. Receitas são criadas e aperfeiçoadas, ingredientes de diferentes regiões do globo são experimentados. Logo fica claro que o hábito de comer representa muito mais que uma necessidade fisiológica e nutricional. O ato de comer é, na verdade, um momento em que coexistem diversos simbolismos e representações, envolvendo a manutenção de tradições e tabus.

Decoration of fishsalad, Las Dunas Hotel, Estepona, Malaga, Spain

     Na arte de cozinhar não é apenas o sabor que é enaltecido, a beleza e outros aspectos sensoriais também são relevantes. Cozinha é arte e a gastronomia aprimora as técnicas e métodos desenvolvidos ao longo da história. Nessa profissão é preciso ter criatividade, ter um felling, fazer novas texturas, experimentar outros ingredientes, acompanhar novas tendências e ter imaginação.

Close up of a chef hands slicing a lemon

     A gastronomia, é uma arte que desperta sentimentos, alimentando sonhos e lembranças. Ela se apresenta como uma arte de preparar e servir alimentos, que fascina, apaixona e provoca prazer aquele que a respeita em toda a sua complexidade. Ser chef vai além do glamour criado pela mídia, do modismo e da ascensão social, é ser parte de um universo onde convivem intuição, sensibilidade e criatividade, permitindo múltiplas dimensões e integrações.

Comentários