Pitadas Gastronômicas

O FRANGO ENSOPADO DA MINHA MÃE- EXCELENTE LEITURA SOBRE COMIDA

 

        O Frango Ensopado da Minha Mãe (2015) da cozinheira, e gastrônoma Nina Horta foi um dos melhores livros que já li sobre comida em toda a minha vida. São crônicas escritas com a alma e o coração. O livro é daqueles presentes que você irá dá para as pessoas queridas. Não se engane você vai reler sempre com o mesmo entusiasmo inicial. São 115 crônicas que reúnem apuro literário e conhecimento profundo sobre comida, principalmente cozinha brasileira.

        Ela fala de negócio de comida, de alimentação, dos hábitos culinários, da qualidade dos alimentos, das suas viagens pelo Brasil e o mundo. A qualidade do texto é impecável, ela cria imagens vivas de suas memórias, a reconstrução de sua infância é primorosa. Nina consegue citar clássicos sem ser pedante, ao mesmo tempo em que mostra com extrema simplicidade como matar uma galinha.

         Os momentos em que ela trata do preparo de alguns pratos são os mais especiais. Nina Horta consegue através da comida, nos apresentar sua vida, suas experiências e ensinamentos de uma forma simples sem afetação. Os modismos gastronômicos também são mostrados. O livro é a expressão de uma pessoa que já alcançou a plena liberdade em suas palavras: estou esperando o dia em que o Brasil se convencesse a servir pelo menos um pouco de suas raízes à mesa, sem preconceitos. O que há de errado com arroz com feijão, farinha de mandioca, carne-seca, mangas douradas, banana-da-terra?

Comentários