Pitadas Gastronômicas

DIÁRIO DA COZINHEIRA, ALÉM DE UM PASSEIO GASTRONÔMICO

 

    Em uma das minhas visitas pela livraria tive a grata surpresa de encontrar O Diário da Cozinheira da chef Carla Pernambuco que fala das suas anotações de viagem, impressões sobre a cultura dos países que ela visitou e as reproduções das receitas que ela experimentou durante as viagens. O livro traz a ideia básica que em qualquer lugar que se vá a refeição tem papel central para entendimento e conhecimento de um povo. E como em cada visita é importante não se desperdiçar o tempo com comida fast food.

    A mesa possibilita um mergulho na cultura de um povo. Carla Pernambuco viaja a fundo nesse entendimento e nos lugares por onde passa, visita mercados, garimpa temperos e perfumes locais. Diário da Cozinheira é um livro lindo, simples sem grandes pretensões e com excelente apresentação visual com a mistura de desenhos e fotografias. Carla passa um ar divertido, alegre e o principal não esquece suas raízes e está sempre voltando a elas em suas receitas.

    Me senti amiga de Carla, o texto é simples e parece que ela está me contando o que sentiu e principalmente quais os sabores e as sensações que encontrou nas cozinhas por onde passou. O livro é mais do que um manual de receitas, é o conjunto de memórias de alguém que valoriza a importância dos alimentos. Cada país é um presente gastronômico, e nada melhor do que ganhar comida de presente.

Comentários