Pitadas Gastronômicas

COZINHA É ARTE?

 

    Esse último fim de semana voltaram as minhas aulas do curso de gastronomia, posso dizer que essa foi efetivamente a aula mais prática que tive até agora. Aprender a identificar sabores, aguçar os sentidos, participar da efervescente dinâmica da cozinha, tem um que de alquimia, magia e principalmente técnica. A aula serviu para aprimorar minha compreensão de que para se formar chefe é preciso muito esforço, experiência, dedicação, talento e promoção ao longo da carreira.

Chef garnishing plate with food

     O chefe de cozinha é o profissional que comanda todo uma brigada dentro da cozinha. É preciso estágio dentro de um restaurante e assim por diante. Na atualidade o termo tem sido banalizado, mas é preciso muita experiência para se qualificar como chefe. Não é apenas o sabor que é enaltecido na arte de cozinhar, a alimentação também aguça a transformação em beleza em deleite sensorial, para além do gustativo, o visual é um dos elementos centrais do processo.

Midsection Of Chef Serving Noodles In Plate On Kitchen Counter

    O chefe precisa criar e aperfeiçoar pratos, buscando melhores sabores, visuais impactantes e utilizando ingredientes e insumos de qualidade, surge uma indagação: Cozinha é Arte? Obviamente que sim. Na verdade o que vem acontecendo é um aprimoramento de técnicas e métodos desenvolvidos ao longo da história. A gastronomia não permite que a imaginação encontre limites, é preciso despertar a mente e torná-la um reino pensante, criativo e sempre disposto a descobrir algo novo, é preciso viajar a um mundo surreal, ousado e inusitado, ver o mundo como um vasto universo abstrato aberto ao processo de criação.

Comentários