Pitadas Gastronômicas

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE E O VALOR DA COMIDA

    Como Água para Chocolate é um filme mexicano de 1992 com roteiro de Laura Esquivel baseado no livro homônimo da mesma autora. O filme conta a estória de amor entre Tita e Pedro. A mãe de Tita decide que por ela ser a filha mais nova não poderá se casar e ficará para cuidar dela. A gastronomia é o nexo de união e metáfora dos sentimentos dos personagens. A maior parte dos acontecimentos se dão na cozinha, território tradicional das mulheres submissas e circunscritas ao ambiente doméstico.

Hot tamales served in white plate. Traditional Cuban tamale filled with pork and other types of spices and condiments. like Onions and garlic.

        A história é contada através da elaboração de pratos tipicamente mexicanos que são dotados de um poder mágico passado pela protagonista. O ato de cozinhar é a expressão do amor de Tita, passando estados do subconsciente e sentimentos de culpa relacionados ao amor. As imagens da elaboração dessas receitas são muito importantes para compreender a relação entre a comida e a sociedade retratadas na estória.

Close-Up Of Cake Slice In Plate

        A protagonista expressa nos alimentos o que não pode com sua voz. O realismo mágico estrutura o relato, pasteis de onde caem lágrimas transmitem tristeza. Codornas com pétalas de rosa, transmitem paixão e erotismo, permitindo que Pedro e Tita descubram um novo código de comunicação. O espaço íntimo de Tita na cozinha é maximizado através de seu espírito rebelde e criativo, as receitas que elabora se convertem em uma expressão de sua personalidade e um desafio pessoal contra as forças limitantes do seu destino, mostrando o valor que a comida pode expressar na vida das pessoas.

Comentários