Natureza e Sociedade

OS CABELOS ATRAVÉS DA HISTÓRIA



A história do homem é também a história dos cabelos e a relação que estes formam para a personalidade e a identidade corporal do indivíduo. A cabeleira tem sido sustentáculo de poder, de força e de sedução. Na Grécia Antiga cortar e oferecer os cabelos era um sinal de sacrifício aos deuses. Desde os indígenas até a Segunda Guerra Mundial a cabeleira dos  vencidos sempre foi exibida como troféu. Na França de Luiz XV o uso de perucas era a expressão da situação social e do poder.

Para  a mulher os cabelos são a grande expressão da feminilidade, beleza e sedução. O corte de cabelo como punição as mulheres existe desde os tempos bíblicos até a Idade Média, passando pelo século XX. Na França após a ocupação nazista cerca de vinte mil mulheres francesas tiveram a cabeça raspada simplesmente por terem dormido ou serem simpatizantes dos alemães.

As lendas em relação e a realidade em relação aos cabelos femininos fazem parte do imaginário coletivo da humanidade, para mim as mais expressivas são Lady Godiva, aristocrata anglo-saxônica que teria andando nua, coberta com os cabelos como punição aos impostos cobrados por seu marido. Uma outra imagem que para mim é recorrente é a da alemã Olga Benário de cabeça raspada entregue aos nazistas pelo governo de Getúlio Vargas. Não é exagero dizer que o cabelo e o uso deste é a expressão da mulher com o seu mundo exterior, não é exagero ouvir a máxima antes de me apaixonar por ela gostei dos seus cabelos.

Comentários

2 Comments

  1. Concordo Aila, o cabelo é o simbolo da mulher, a arma, a sedução, o charme. Mas a ausencia dele reflete luta, busca da cura, bravura. Q Deus abençoe as mulheres e seus cabelos,, seus sonhos e seus medos. Q a vida seja generosa e q os cabelos idos retornem lisos , compridos, brilhosos… é a troca da vida. è o sacrificio da cura. Bjos

  2. Muito interessante, e ainda tem a historia de Sansão, cuja força escomunal vinha de seus longos cabelos, temos também a revolução dos costume dos anos 60, onde os homens de cabelos compridos surgirão com o movimento hippie.

Comments are closed.