Natureza e Sociedade

EMANUEL MACRON NOS BASTIDORES DA VITÓRIA

 

Vi, mas uma excelente produção da Netflix, Macron nos bastidores da Vitória (2017) que segue a trajetória do banqueiro Emanuel Macron 39 anos a presidência da França. O documentário percorre o período de início da campanha como candidato sem chances, até a vitória surpreendente como Presidente da França. De forma muito bem articulada, Macron vende a imagem do novo e da ideia da integração europeia.

O povo francês cansado de extremos entre a direita e a esquerda, elegeu o novato político centrista. A campanha mostra um país extremamente dividido, embora Macron almeje unir personalidades da direita e da esquerda para ter maioria parlamentar e aplicar sem dificuldades seu programa de governo. As cenas de discussão com a equipe de campanha, mostra a liberdade de expressão que os profissionais tiveram com o candidato e a minúcia com que este escolhia as palavras.

A vitória no segundo turno foi a maior que um presidente francês obteve nos últimos anos e as cenas gravadas têm um toque meio épico que buscam exaltar a identidade e o sentimento de nacionalismo do país. O filme termina com sua vitória e seu já mítico discurso “O que fizemos nesses meses não tem precedente nem equivalente. Todo mundo dizia que era impossível. Isso é porque não conheciam a França”, afirmou Macron, na esplanada do Museu do Louvre, em um discurso para dezenas de milhares de pessoas. Com a promessa de que sempre falará a verdade aos franceses, Macron reacende a chama da esperança num mundo dividido com forte tendência a extremos.

 

 

Comentários