AFINAL DE CONTAS O QUE É FEMINISMO?

Postado dia 17 de outubro de 2016, em Natureza e Sociedade

 

    A história das mulheres é uma história de esquecimentos, já que o mundo sempre foi explicado pelos homens. O feminismo nos mostra que é possível encontrar fontes para outros personagens que não tinham direito a memória desde então. As mulheres na história aparecem somente de forma mais contemporânea em razão da luta do feminismo. A história tradicional sempre foi masculina, construída por homens para registrar seus próprios feitos, os sujeitos narrados sempre foram juízes e parte.

Manifestation of Gay Women

    O feminismo aparece como leitura de mundo a partir do século XVIII, movimento muito combatido, pelas ideias do patriarcado e da misoginia, que é um tipo de discurso que visa destruir o próprio objeto e em especial a argumentação em defesa dos direitos das mulheres. O sistema de pensamento tradicional dentro da lógica da identidade, corresponde a esse pensamento misógino, é a lógica do patriarcado, do capitalismo, do sistema econômico contemporâneo.

Indian women selling colorful fabrics

    O feminismo é uma filosofia crítica, de desconstrução da ideia de mulher como um ser inferior ao homem. É também uma perspectiva de pensamento política, porque é prática, seu objetivo central é justamente interferir modificando a condição de vida das pessoas. Contestando qual foi o lugar chamado para a mulher? É uma crítica que percebe e comprova ao longo da história que o lugar da mulher sempre foi de submissão e compreende que esse lugar precisa ser revisto.

mulherr

    Qual o lugar do feminino? Ao longo da história a mulher foi confinada, reclusa dentro de casa como um objeto e não como um sujeito. A medida que a mulher foi posta nessa condição pela dominação masculina e o patriarcado, aparece uma alternativa entristecedora se aliar ao próprio inimigo para ter um lugar na cultura. São as mulheres que se transformam nas esposas ideias, nas mães ideais, naquelas que tocam a ideologia da sensualidade e da beleza. Essa ideologia do belo torna as mulheres, um sujeito marcado, feito em sua maioria para agradar a perspectiva masculina.

Muslim female leather worker in her workshop close-up

    O feminismo é uma teoria prática, uma ética em seu melhor sentido e acepção. É um movimento político que visa modificar a vida das pessoas para que elas possam se expressar dentro da sua autonomia e singularidade, não mais como objeto, mas como sujeito de uma determinada identidade. Sendo um movimento político de mudança e contestação da ordem social vigente vai continuar sendo distorcido e desconfigurado pelo patriarcado como uma forma de silenciar as vozes femininas.

Comentários

AÍLA ALMEIDA

Leitora compulsiva, levo a vida a assistir filmes, escrever textos que me acalma e fazer bolos. Queria saber desenhar e costurar. Quero passar um tempo em Paris, pular de para quedas, criar mais um cachorro. Queria se poliglota, estudo inglês, francês e italiano a anos. Ao que tudo indica nasci no século errado.

Postado dia 17 de outubro de 2016, em Natureza e Sociedade

EMANUEL MACRON NOS BASTIDORES DA VITÓRIA

Vi, mas uma excelente produção da Netflix, Macron nos bastidores da Vitória (2017) que segue a trajet[...]

LEIA MAIS
Postado dia 17 de outubro de 2016, em Natureza e Sociedade

O TENETISMO NUMA NARRATIVA ELETRIZANTE

 

    Tenentes (2016) é um livro do jornalista Pedro Dória que se valeu de um acontecimento meio obscuro na história do Brasil (O Tenentismo) para escrever um texto e[...]

LEIA MAIS
Postado dia 17 de outubro de 2016, em Natureza e Sociedade

VIVEMOS NUM MUNDO LÍQUIDO

No início desse ano morreu Zigmund Bauman, filósofo polonês que definiu o nosso mundo contemporâneo como sendo “líquido”, mas o que formaria esse conceito e esses n[...]

LEIA MAIS
Postado dia 17 de outubro de 2016, em Natureza e Sociedade

A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS DE FREUD

    Existe um lado negro em todos nós onde nossos medos, desejos e raiva proibidos espreitam. Esses desejos inconscientes não descansam silenciosamente na psique humana eles s[...]

LEIA MAIS