Na Estante

ZEN SOCIALISMO, UM LIVRO PARA PENSAR

      Zen Socialismo (2015), é o tipo de livro que permite se pensar, e vai além de uma leitura passiva. O livro reúne os melhores textos de Cynara Meneses, autora do blog Socialista Morena, mostrando o que seria um socialismo à brasileira, afirmando que a visão de esquerda política do mundo vai além de experiências concretas, ser de esquerda seria um modo de ver o mundo com mais justiça, diversidade e respeito ao direito do outro. Ela traz de forma bem humorada as paranoias e baixezas da direita brasileira e lança luz aos defeitos das experiências concretas da esquerda.

      O seu livro é moderno e dividido em hashtags, sendo elas: #socialismo, #Brasil, #literatura, #camaradas, #mundo, #maconha, #jornalismo, #vida, #sexualidade, #entrevistas. O texto consegue ser fácil e acessível sem ser raso. Os arguntos são bem construídos. A proposta é informar aos leitores uma outra visão de mundo de temas amplamente discutidos pela mídia tradicional e direita brasileira, como aborto, legalização da maconha, consumo, sexismo, corrupção, homosexualidade.

      Para mim, o ponto alto da obra, é a reprodução de entrevistas que a jornalista realizou, outras que ela reproduziu como a entrevista que o escritor belga Georges Simenon realizou com Leon Trotski em Paris (1933). Tem textos memoráveis de conversas com: o sociológo Florestan Fernandes, o fotográfo Pierre Verger, com o biográfo de Che Guevara e com o escritor Leonardo Padura. Cynara conduz o leitor de forma sedutora sobre sua visão de mundo e sua postura ideologica. E mostra que é preciso senso crítico para compreender o mundo e que o respeito as diversas vozes de um assunto é o ponto central para minimizar uma visão de cartesiana e linear dos acontecimentos da vida em sociedade.

Comentários