Na Estante

A LOUCA DA CASA DE ROSA MONTEIRO

 

Finalmente eu me rendi a assinatura dos clubes de leituras que mandam um livro surpresa por mês. Em outubro recebi A Louca da Casa, da espanhola Rosa Monteiro, uma leitura que se propõem a discutir dentre outros temas o papel do escritor e da literatura. A cada capítulo encontramos citações de outras obras e reflexões sobre a própria literatura, contestando e discutindo a própria criatividade.

 

            Ela vai contar dentre outras histórias interessantes que seu primeiro contato com a morte foi após a leitura de um conto de Oscar Wilde e percebe que este já tinha morrido, assim ela compreende que o principal papel do escritor é a imortalidade de sua obra. É como se cada capítulo fosse um pequeno ensaio, cada autor citado é construído com o contexto em que viveu e como foi a sua vida, são coisas que eu não imaginei que ia gostar de saber. O ponto em que ela fala da vaidade dos escritores e de sua própria vaidade é reflexivo.

She's reached the end of her rope!

            Mesmo que você acha que não tem interesse sobre esse tema, ela os trata de um jeito absolutamente envolvente. A leitura me deixou a sensação de intimidade, é como se eu estivesse com uma amiga que me conta histórias, alguém que fala sobre mentes inquietantes. O livro traz a perspectiva de uma grande autora o universo mágico e fascinante das letras. Imaginação, escrita e vida real são elementos essenciais para um bom livro e Rosa Monteiro traz em seu texto.

Comentários