Galeria de Arte

DI CAVALCANTI MOSTRA O BRASIL COM SUA ARTE

 

       Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976) pintor expoente da Semana de Arte Moderna de 1922 acreditava que “criar é acima de tudo dar substância ideal ao que existe”. Sua temática é social e nacionalista, destacando-se com a sensualidade da mulata brasileira e as paisagens do Brasil. Sua técnica tinha influência de movimentos modernistas como o cubismo, expressionismo e impressionismo.

mulata

       A obra que ele produziu é importante porque retrata de forma simples o Brasil com suas belezas naturais, com o uso de cores vivas, luminosidade e definição marcante de volumes. Seus quadros são um dos mais concorridos no mercado de artes, contribuindo para a construção da imagem do Brasil internacionalmente. São símbolos do Carnaval, das mulatas ou de referências indígenas.

leitura-di-cavalcanti

      Sua pintura é afetiva e associa a arte a sua melhor dimensão, o prazer. Acredito que mais forte do que as influências dos movimentos artísticos internacionais, Di Cavalcanti é sobretudo um artista brasileiro, que expressa com traço irônico a expressão de sua cultura, com forte humanismo. Seu senso de percepção do outro é bastante acentuado, o homem é o seu tema central e sua preocupação mais notável. Obra genuinamente brasileira que merece ser amplamente discutida e conhecida pelas novas gerações.

Comentários