Galeria de Arte

A ARTE MODERNA DE AMADEO MODIGLIANI

            Amadeo Modigliani (1884- 1920) é um dos mais notáveis artistas da arte moderna, seu estilo de vida foi tão peculiar que ajudou a criar o mito do artista boêmio que levava uma vida de prazeres. Filho de uma rica família judia italiana estudou em Veneza e Florença, antes de se fixar em Paris em 1906. Morando no bairro boêmio de Montmarte tinha relações com seus contemporâneos como Picasso. Modigliani viveu entre amigos, mulheres, álcool, drogas e uma notável capacidade artística.

            Seu domínio de cor é admirável e a flexibilidade das pinturas demonstram sua tendência a escultura caminho que percorreu antes da pintura. A maioria de sua obra é composta por retratos e nus femininos com uma sensualidade que vai além da carne mas pelo alongamento e sensação de vivacidade que as figuras provocam. Seus retratos causam uma empatia com o espectador, difícil de ser encontrada.

            Seus retratos são notadamente simples, e é aí que reside sua graça. Os especialistas no assunto e em sua obra dizem que algumas das deformações elegantes de Modigliani produzem uma impressão de gratuidade, senão de monotonia. Para mim ele vai mais além e consegue levar para a tela um pouco da alma de seus modelos. Essas características torna sua obra simples, singular e encantadora.

Comentários