RENOIR, DE GILLES BOURDOS

  Renoir (2013) é um filme premiado francês, que fala de grandes figuras da arte, o pintor Pierre-Auguste Renoir e seu filho o cineasta Jean. O filme é centrado em extremos as últimas produções do pintor e as definições do futuro cineasta. A história se passa no período da Primeira Guerra Mundial, a fotografia se…

DI CAVALCANTI MOSTRA O BRASIL COM SUA ARTE

         Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976) pintor expoente da Semana de Arte Moderna de 1922 acreditava que “criar é acima de tudo dar substância ideal ao que existe”. Sua temática é social e nacionalista, destacando-se com a sensualidade da mulata brasileira e as paisagens do Brasil. Sua técnica tinha influência de movimentos modernistas…

A ARTE SURREALISTA DE RENÉ MAGRITTE

         Depois de conhecer a arte de René Magritte, artista plástico nascido na Bélgica em 1898, é impossível não fazer a associação com o design gráfico moderno, o imaginário e as fronteiras do pensamento. Nos anos 1920 quando se muda para Paris, integra o grupo surrealista francês, mas seu trabalho é ligado…

O DIA EM QUE VISITEI O MASP

         Era manhã de uma terça feira fria, fria até demais para os meus padrões sertanejos e o meu nível de tranquilidade habitual tinha sido rompido com a iminência de ver o maior acervo de artes da América Latina, um dos mais importantes do mundo. Na porta do museu tinha adolescentes protestando…