A Magia do Cinema

MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA E O DELEITE DA PINTURA

    Vermeer o pintor holandês do século XVII é um dos melhores de sua época com pinturas simples, despojadas e delicadas é mestre de transparências luzes e sombras. A vida de Vermeer é pouco conhecida, Delf a cidade que nasceu era uma das maiores da época. Moça com brinco de pérola (1665) é um dos mais belos e conhecidos quadros da história da arte. O filme homônimo (2004) conta a história de como surgiu o famoso quadro.

La jeune fille a la perle Girl with a pearl earring 2003 real : Peter Webber Tom Wilkinson COLLECTION CHRISTOPHEL

    Great é um moça jovem e bonita filha de um pintor de cerâmica que está cego e por dificuldades financeiras ela é obrigada a trabalhar como criada na casa de uma família numerosa com sua patroa constantemente grávida. Ao limpar o ateliê de Vermeer, ela fica observando as cores das obras, e passa ajudar o patrão a manipular tintas até ele resolver retrata-la. A sogra do artista ajuda na empreitada já que o quadro foi encomendado pelo rude mecenas Pieter Van Ruijven quem financia a família opulenta.

    Filme de grande qualidade, figurino, direção de arte e fotografia impecáveis. Cenas cotidianas em ambientes fechados com excelente domínio de luz. O filme é válido pelo prazer em ver o quadro nascer. Scarlett Johansson convence, mas nada se compara ao deleite de ver o quadro. A moça tem uma beleza e uma nobreza de caráter que não escapa ao olhar do artista, ela parece feliz e triste o filme é uma lição de como a pintura pode ser desvendada sem perder o poder do seu mistério.

Comentários