A Magia do Cinema

ACOSSADO O FILME PÓS MODERNO DE JEAN LUC GODARD

 

            Como posso dizer que um filme de 1959 é pós moderno? Primeiro é necessário compreender o contexto da época em que o filme foi lançado. No final do anos 1950 o mundo vivia um contexto de transformações com o inicio do processo de revolução cultural entre o jovens, que se rebelavam através da música, dos hábitos sexuais, das roupas. Surgiam ideias baseados na paz e no amor e mais tarde os hippies. Acossado faz parte da safra de filmes que muda o enredo encadeado e tradicional do cinema inaugurando um movimento chamado Nouvelle Vague que trouxe novidade e temática bastante ousada para época.

            Godard, o famoso cineasta, narra a história de um assassino em fuga e seu percurso pelas ruas de Paris ao lado de uma bela americana. Michel Poicaret (Jean Paul Belmond) parte em alta velocidade para Paris após roubar um carro em Marselha, e matar um policial no caminho. Ao chegar a capital francesa encontra a estudante americana Patrícia Franchisi (Jean Saberg) e consegue convence-la a esconde-lo, o casal passa a agir como se não estivesse sendo perseguido pela policia até encontrar o seu trágico destino.

            O filme é ousado na temática ética e técnica a narrativa tem cortes secos, dando a sensação da estória ser mais acelerada do que realmente é. Godard na direção, explora ao máximo sua câmera criando quadros ousados. O filme se passa durante o dia com muita luz e charme pelas ruas de Paris, o casal amoral conquista a plateia. Patrícia, é o símbolo da mulher independente com cabelo curto e roupas ousadas. Para nós contemporâneos parece comum, mas certamente causou choque na sociedade puritana da época.

            Acossado é o tipo de filme que tem que ser visto com os olhos da época para ser compreendido. O filme é a prova de que o cinema francês não é chato, nem feito apenas por intelectuais e para intelectuais. Trata-se de um filme ousado com uma narrativa não convencional. Pela sua inegável qualidade está na lista dos filmes mais influentes da história do cinema.

Comentários